É importante para quem está pensando em abrir uma empresa com mais sócios entender a distinção entre sócio administrador e quotista, e o que engloba esses dois tipos de participação.
Saber essa diferenciação faz com que pequenas e médias empresas tenham uma ideia correta de como será a participação de cada sócio dentro da empresa.
Para quem ambiciona empreender é muito importante conhecer algumas diferenças entre dois tipos de participação societária mais comuns.

Entendendo as diferenças dos tipos de sócios

Existem diversas formas em que as empresas podem se organizar. São sociedades simples, em nome coletivo, em sociedade limitada e diversas outras. Porém, em relação aos tipos de sócio, são basicamente dois.

Sócio Quotista

É aquele sócio que tem apenas participação nas quotas do negócio, sem haver participação no dia a dia e no gerenciamento da empresa. Ele pode até participar das reuniões, porém não terá voz ativa no negócio.
A sua responsabilidade é proporcional ao valor das suas quotas e ele responde igualmente pela integralização do capital social.
E mesmo não estando no dia a dia da empresa, ele também tem direito ao recebimento de lucros quando houver resultado positivo ou então arcar com os prejuízos.

Sócio Administrador

No dia a dia, seu trabalho é:

  • Conduzir o negócio;
  • Responder pela sociedade;
  • Tomar certas decisões;
  • Assinar documentos;
  • Tomar diversas ações gerenciais.

A remuneração deste tipo de sócio é o que chamamos de pró-labore, que é um pagamento referente ao seu envolvimento na empresa, e que implica em recolhimento do INSS.
Caso não exista um sócio administrador, a empresa precisa indicar um funcionário para executar a função e neste caso ele recebe apenas um salário como administrador ou gestor, e não tem participação nos lucros da empresa.