É muito importante para quem está pensando em abrir uma empresa com mais sócios saber a diferença entre sócio quotista e sócio administrador, e o que envolve esses dois tipos de participação.

Estar munido dessas informações faz com que pequenas e médias empresas tenham uma ideia de como será a participação de cada sócio. 

Para quem deseja empreender é importante conhecer algumas diferenças entre dois tipos de participação societária mais comuns, desse modo será mais fácil definir qual a participação de cada sócio.

Entendendo as diferenças dos tipos de sócios

Existem diversas formas em que as empresas podem se organizar. São sociedades simples, em nome coletivo, em sociedade limitada e diversas outras. Porém, em relação aos tipos de sócio, são basicamente dois.

Sócio Quotista

É aquele sócio que tem apenas participação nas quotas do negócio, sem haver participação no dia a dia e no gerenciamento da empresa. Ele pode até participar das reuniões, porém não terá voz ativa no negócio.

A sua responsabilidade é proporcional ao valor das suas quotas e ele  responde igualmente pela integralização do capital social.

E mesmo não estando no dia a dia da empresa, ele também tem direito ao recebimento de lucros quando houver resultado positivo ou então arcar com os prejuízos.

Sócio Administrador

 No dia a dia, seu trabalho é:

  • Conduzir o negócio;
  • Tomar certas decisões;
  • Assinar documentos;
  • Responder pela sociedade;
  • Tomar diversas outras ações gerenciais.

A remuneração deste tipo de sócio é o que chamamos de pró-labore, que é um pagamento referente ao seu envolvimento na empresa, e que implica em recolhimento do INSS.

Caso não exista um sócio administrador, a empresa precisa indicar um funcionário para executar a função e neste caso ele recebe apenas um salário como administrador ou gestor, e não tem participação nos lucros da empresa.