Chegou o momento de definir o nome da sua empresa e qual será a sua marca, e você não tem ideia de por onde começar?

Separamos os 12 principais erros que você precisa evitar na hora de pensar na construção da marca do seu negócio. Confere.

12 erros mais comuns na hora de criar a sua marca

A escolha é apressada

Acelerar o processo não vai ajudar. O nome da empresa é um ativo muito importante e deve ser levada a sério.

É difícil de escrever

Quanto mais simples melhor. Quando alguém for procurar o seu negócio precisa saber escrever o nome, para que não caia em empresas com nomes semelhantes e encontre a sua empresa de forma simples e rápido.

Não soa bem

Antes de escolher o nome, repita-o em voz alta para ter certeza de que não há problemas de trava-língua ou sucessão de sons sibilantes. 

Tem associações involuntárias

Pior do que o nome não soar bem, é ser relacionada a palavras e outras empresas que não tem ligação. 

É pessoal

O nome não pode ser algo que poucas pessoas entendam e conheçam. Deve ser algo abrangente. 

O público não entende

Isso pode ser aplicado quando empresas brasileiras escolhem nomes em inglês por exemplo. 

Já existe um nome igual ou muito similar

Seu melhor amigo é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) lá você procura  marcas que tenham a mesma escrita ou que sejam foneticamente similares.

Segue uma tendência passageira

Daqui a 10 anos o nome da sua empresa vai ter perdido o sentido? 

Limita a atuação da empresa

Seguindo o mesmo raciocínio de ter uma perspectiva de longo prazo, evite definir o negócio de uma forma que o impeça de expandir no futuro.

É genérico

Por outro lado, não seja genérico demais, isso pode confundir. 

Não foi testado

Testar é sempre o melhor caminho para saber de uma ideia vai dar certo. Com o nome da sua empresa isso não é diferente. Consulte pessoas do ramo, fale com possíveis clientes sobre. 

As melhores urls estão ocupadas

Não é uma prioridade mas deve ser levada em conta. Assim que o nome for definido, já corra para garantir a URL do seu site, e os usuários nas redes sociais. 

Como saber se uma marca já existe ao abrir uma empresa?

Para saber se uma marca existe legalmente, a maneira mais confiável é consultar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (clique aqui).

Mas atenção! A pesquisa deve ser criteriosa, considerando o logo e o nome completo. É fundamental realizar a busca de diversas formas, abrangendo: processos específicos, prefixos e variadas combinações.

Minha marca já foi registrada. O que fazer?

 Caso o registro já exista, é recomendável buscar uma nova identidade.