A análise correta do fluxo de caixa facilita o planejamento para o crescimento da empresa, além de permitir a criação de estratégias. 

Um dos fatores mais importantes desse controle é ter a possibilidade de conseguir visualizar a situação da sua empresa no momento e também fazer projeções para o futuro.  

Continue acompanhando o texto para saber mais sobre como ter um fluxo de caixa pode ajudar no crescimento e sucesso da sua empresa!

Para que serve um fluxo de caixa

Independente do segmento da empresa ou do seu porte, é de extrema importância que seja adotado o uso do fluxo de caixa diariamente.

É através dele, que o empreendedor poderá saber se seu negócio está financeiramente saudável.

Diante disso, o empreendedor poderá:

  • Saber se vai sobrar ou faltar dinheiro futuramente;
  • Flexibilizar prazos de pagamentos aos clientes sem comprometer as atividades da empresa;
  • Entender quando negociar um maior prazo com os fornecedores;
  • Analisar quando financiar as atividades através de empréstimos e/ou financiamentos.

Como implementar o Fluxo de Caixa 

Aprenda a fazer fluxo de caixa e melhorar a gestão financeira da sua empresa. Acompanhe o passo a passo que fizemos a seguir.

Passo 1: verifique o saldo inicial da empresa

O primeiro passo é criar uma gestão financeira mais rigorosa e verificar quanto de dinheiro há em caixa.

Passo 2: classifique suas receitas e despesas

Não existe regra para a criação de categorias. Basta pensar em quais são as informações que serão importantes para o seu negócio, como quanto gastou em marketing ou com entregas. Separe os lançamentos também pelas em categorias fixas como: aluguéis, telefone, material de escritório, luz, salários, entre outros.

Passo 3: registre todas as entradas e saídas de caixa do período

O registro de todas as movimentações é muito importante para que você possa ter o controle real do seu fluxo de caixa. É fundamental registrar tudo, com data, valor (mesmo que seja uma projeção), quando irá sair ou entrar este dinheiro.

Passo 4: atualize e corrija os lançamentos

Continue acrescentando todos os lançamentos que surgirem e corrija os valores que sofreram alteração, como aquela conta de luz com valor estimado que veio um pouco a mais. A diferença entre a entrada e a saída de dinheiro será o saldo do seu caixa, ou seja, quanto você tem para operar.

Planilha de Controle de Fluxo de Caixa

Você só conseguirá saber se seu negócio está financeiramente saudável se mantiver o controle do fluxo de dinheiro que entra e sai.

Para te ajudar no dia a dia do seu empreendimento é essencial uma planilha completa de Fluxo de Caixa.

Nela você irá encontrar: 

  • Controle de impostos, taxas e contribuições: pois a organização fiscal do seu negócio é tão importante quanto a venda do seu produto ou serviço.
  • Controle de funcionários: ganhe produtividade lançando as saídas e entradas da sua empresa em um único local
  • Controle de despesas fixas: descubra como está a saúde financeira da sua empresa
  • Controle de despesas variáveis: acompanhe as flutuações das movimentações financeiras ao longo do tempo e tome as melhores decisões.

Sobre a Silveira

Nosso Escritório possui como filosofia assessorar e auxiliar no cumprimento das obrigações legais e fiscais sempre da melhor forma possível. Prestar um atendimento com excelência e empatia, buscando em todos os momentos a qualidade e eficiência em nossos serviços.