Como comentamos no nosso artigo sobre a importância do Capital de Giro, este ativo é o que mantém a sua empresa funcionando, tanto no início quando ainda não existe a receita fixa quanto no decorrer dos anos.
Por isso ter controle sobre ele, e saber exatamente quais são seus recursos e suas necessidades é imprescindível para a administração do seu negócio. Confira abaixo algumas dicas sobre como obter um capital de giro saudável:

Rígido controle de gastos

Antes de qualquer coisa é preciso registrar todos os gastos da sua empresa, mesmo que sejam mínimos. A partir do conhecimento e controle, é que você conseguirá identificar quais os custos podem ser cortados ou diminuídos, resultando numa economia muitas vezes significativa. 

Disciplina financeira

Usar o capital de giro e não repor é um dos principais erros que faz com que negócios promissores não consigam obter a saúde financeira necessária para se manter. Ter disciplina financeira pode ser complicado, por isso se você acha que está falhando nesta questão, contar com uma empresa especializada pode te ajudar.

Saber negociar

A negociação com fornecedores faz parte do dia a dia de qualquer empresa, e facilita na hora de manter o capital de giro. A dica é sempre procurar fornecedores que tenham formas de pagamento confortáveis com o aumento de prazo ou desconto à vista, por exemplo.
Agora você consegue identificar qual a importância do Capital de Giro para o seu negócio, certo? Com essas 3 dicas básicas, acreditamos que o responsável financeiro pode ter mais segurança na hora de lidar com as questões relacionadas a este ativo.

Mas se você ainda tem dúvidas, ou está precisando de ajuda para organizar a saúde financeira da sua empresa, conte com a gente!  A Silveira Assessoria conta com um time especializado que vai te orientar da melhor forma sobre qual o melhor caminho para o seu negócio. Fale conosco.