Agora que você já sabe o que é o fluxo de caixa, quais os tipos e porque ele é tão importante para a sua empresa, separamos as principais vantagens de manter ele em dia e ainda uma ferramenta que vai te ajudar na hora de controlá-lo

Confira abaixo.

Para que serve o Fluxo de Caixa

Por meio do Fluxo de Caixa podemos seguir as movimentações financeira ao longo do tempo e direcionar acertadamente as decisões monetárias da empresa. Cenário que possibilita saber se:
Vai sobrar ou faltar dinheiro;

  • É possível dar um prazo maior de pagamento aos clientes sem comprometer as atividades da empresa;
  • É preciso negociar um prazo mais extenso com os fornecedores durante um determinado período com ausência de entradas;
  • Qual a necessidade real de contar com empréstimos e/ou financiamentos.

Na ausência de um bom Fluxo de Caixa, fica muito difícil o empreendedor saber o quanto tem de saldo disponível e o quanto de capital de giro é preciso para manter as operações do dia a dia funcionando, seja para aplicação ou mesmo para gastos eventuais.

Vantagens 

A manutenção do controle do fluxo de caixa na empresa, apresenta as seguintes vantagens:

  • Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período determinado de tempo.
  • Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período.
  • Verificar se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se existe necessidade de recursos com terceiros.
  • Avaliar se as vendas presentes têm volume suficiente para cobrir os desembolsos futuros já identificados.
  • Ajudar o empresário a tomar decisões antecipadas e precisas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa.
  • Constatar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado.
  • Confirmar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços objetivando o ingresso de recursos na empresa.
  • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
  • Antecipar as decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.

Como fazer o Fluxo de Caixa

1. Faça um bom planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro garante que o gestor obtenha todas as informações necessárias para tomada de decisão
Nesse sentido, o fluxo de caixa se mostra um aliado do planejamento, ao auxiliar na previsão, análise e controle das movimentações financeira, o que possibilita uma gestão propícia dos recursos e ativos monetários da empresa. Ou seja, é possível planejar.

2. Analise os cenários de curto e longo prazo

A possibilidade de analisar os cenários de curto e longo prazo é possível quando o fluxo de caixa recebe atualizações em tempo real, ou ao menos, o mais próximo possível disso. Dessa forma, é possível saber se as vendas estão boas, qual o produto chefe, e para onde os recursos estão sendo destinados em sua maioria, qual a situação do estoque e se é possível fazer promoções e descontos atrativos, além de identificar os pontos críticos do seu orçamento.

3. Fique atento à burocracia com a folha de pagamento

Quando falamos de organização, é impossível não citar a folha de pagamento. Naturalmente, é onde os maiores problemas para o Departamento Financeiro aparecem, já que são operações que exigem muita atenção aos detalhes. É interessante incorporar na empresa um contador para esses momentos.

4. Controle de Fluxo de caixa

Ao elaborar o Fluxo de Caixa, deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista ou à prazo, entre outros) e todos os pagamentos (compras à vista, pagamentos de despesas, etc), tanto aqueles previstos para o dia, para a semana e até para o mês, caso essas compras e pagamentos tenham sido parcelados.

O contador é um grande aliado na hora de construir declarações, tirar dúvidas sobre as burocracias e ser o intermediário entre você e as instituições governamentais, principalmente no quesito impostos. Conte com a Silveira.