Aquela frase de que o “Brasileiro deixa tudo para a última hora” não pode ser levada ao pé da letra neste caso. O cumprimento de prazos dentro de um negócio é assunto sério, e deve receber a devida atenção. Confira algumas informações importantes. 

Apuração fiscal

Para que você esteja em dia com o cumprimento de prazos e as suas obrigações contábeis e fiscais é preciso muito planejamento, e isso acontece na realização da apuração dos impostos de forma correta. Essa apuração, nada mais é que o cálculo dos impostos que são de pagamento obrigatório, e quando ela é feita de forma equivocada pode gerar penalidades graves a empresa.

Porém, quando ela é feita de maneira correta e dentro das normas, garante a redução das cargas tributárias, a melhora da imagem da empresa perante ao mercado, uma maior probabilidade de sobrevivência do negócio, e a otimização dos processos. 

Gestão fiscal

A gestão fiscal é o conjunto de ações preventivas para o cumprimento de prazos e das exigências da legislação tributária. Essas obrigações são divididas em 2 grupos: 

  1. Obrigações principais: apuração e o pagamento dos tributos correspondentes a atividade da empresa. 
  2. Obrigações acessórias: emissão, escrituração e entrega de documentos fiscais. 

Benefícios da Gestão Fiscal

  • Estar em dia com o Fisco
  • Economizar nos tributos
  • Maior controle gerencial
  • Decisões mais assertivas

O planejamento e a gestão fiscal são ferramentas imprescindíveis na administração de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Todas as ações pensadas e tomadas dentro destes processos tem como objetivo manter o seu negócio lícito e garantir que ele seja sustentável. 

Saiba alguns problemas causados pelo descumprimento de prazos empresariais