Como já comentamos, a maioria das empresas brasileiras são formadas pela parceria de familiares e pessoas de confiança. E assim como misturar família e negócio pode dar errado, pode dar muito certo também. Por isso, separamos 5 dicas para você montar a sua empresa familiar sem estresse. Confere.

1 – Papéis e funções bem definidos

Em uma empresa familiar, um dos pontos mais importantes é que os papéis e funções de cada pessoa envolvida estejam bem definidos, evitando assim a confusão entre as relações pessoais e profissionais.

2 – Alinhamento

Mesmo que a empresa seja familiar, os graus de parentesco devem ser deixados do lado de fora da porta. Não pode acontecer de alguém por ser pai ou irmão, por exemplo, ter um poder maior pelo seu nível hierárquico dentro da família.

3 – Remuneração combinada previamente

Este ponto as vezes é o principal causador de conflitos dentro de uma empresa familiar, então a remuneração precisa estar acordada previamente entre todos os sócios sejam eles investidores ou comprometidos no dia a dia.

4 – Sucessão

Saiba quais são as competências de cada indivíduo da sua equipe, treine seus colaboradores, e tenha em mente que é preciso formar as novas gerações da família para que em algum momento assumam a empresa.

5 – Conte com profissionais

Em algumas áreas dentro da empresa é bom contar com profissionais de fora. Neste caso também é indicado poder contar com empresas especializadas como suporte.