O  DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e o DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) são dois dos mais importantes relatórios para gestão financeira de um negócio, pois é através deles que você terá o panorama real de como está a sua empresa financeira.

Demonstrativo do resultado do exercício

Como comentamos no nosso blog sobre o que é o DRE, o demonstrativo de resultado do exercício é um relatório contábil que mostra se as operações da sua empresa estão gerando lucro ou prejuízo. 

É considerado um dos relatórios mais importantes, pois é usado tanto pelos gestores, como por possíveis investidores, bancos e até pelo governo. Pois através deste documento é possível avaliar a capacidade da sua empresa e a real situação. 

Fluxo de caixa 

Já o fluxo de caixa é um instrumento voltado para o gerenciamento, que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período.

Uma das formas de saber se a sua empresa está crescendo, ou dando prejuízo, é avaliando seu fluxo de caixa. Se os recursos disponíveis não estão sendo suficientes para cobrir pelo menos as despesas de operação, você precisa rever alguns gastos. 

Qual a relação entre os dois

Os dois têm na essência o mesmo objetivo, saber qual é o saldo final de um período, porém, com finalidades e níveis de detalhamento diferentes. 

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle das entradas e saídas financeiras da empresa, contendo informações como origem ou destino destes valores.

Quando o assunto for DRE, este irá mostrar qual a receita ou despesa que a empresa teve em um determinado momento. Se no Fluxo de Caixa, colocamos quando o cliente pagou, no DRE a informação que temos é de quando a venda ocorreu.

O mesmo vale para as compras. Sendo assim, o DRE será preenchido por tipos de receita e despesa, possibilitando de forma resumida, ver os valores gastos, por exemplo, em manutenção, combustível, juros bancários, entre outros. Lembrando que sempre iremos considerar a data que ocorreu essa receita ou despesa.

Conclusão

Acompanhar o dia a dia das movimentações financeiras da sua empresa é uma tarefa fundamental, para todo empreendedor que preze por manter a saúde financeira do seu negócio.

Sem estes 2 documentos, você terá problemas ao avaliar do ponto de vista financeiro, e não conseguirá prever problemas ou ameaças à sua empresa.

Conte com a Silveira para te ajudar a manter estes dois relatórios atualizados, e preocupe-se apenas em fazer o seu negócio crescer.