Você sabe explicar o que é Fluxo de caixa?

Como sabemos, organização e planejamento são palavras chaves dentro de um negócio, e esses dois pontos estão diretamente conectados ao fluxo de caixa de uma empresa.
A maioria das empresas lida no seu dia a dia com um grande fluxo de operações financeiras diárias. Controlar tudo isto pode ser bem mais simples do que se pensa, desde que sejam adotadas algumas práticas na rotina do gestor responsável, principalmente no controle e planejamento do fluxo de entrada e saída de dinheiro.

O que é Fluxo de caixa?

Uma empresa de sucesso costuma ter como base uma gestão financeira qualificada. Todas as empresas que conseguem se manter saudáveis e em constante crescimento, tem o controle total de todos os aspectos da sua rotina como: de dinheiro, de vendas, entradas e saídas, pagamentos diversos, entre outros. E é por esse motivo que ter um fluxo de caixa é fundamental para manter a organização das finanças.
Portanto ele é um instrumento gerencial que que tem como função controlar e informar todas as movimentações financeiras – entradas e saídas de valores- de um dado período de tempo, podendo variar entre diário, semanal, mensal, etc.
Para medir o movimento de crescimento da empresa, ou sua ausência, você deve avaliar o fluxo de caixa. Se os valores disponíveis não estão sendo suficientes para cumprir com as despesas para pelo menos executar as operações do dia a dia é hora de repensar para onde está sendo destinado.

Qual a importância de manter o Fluxo de Caixa atualizado

Na rotina de uma empresa, a organização deve estar presente em todas as frentes de atuação, inclusive às que são voltadas para manter seus rendimentos, investimento e finanças em ordem. Pensando dessa forma, o fluxo de caixa é o grande responsável por apresentar o saldo disponível, para que seja possível fazer um balanço preciso e acurado.
Posto isso, ele é uma ferramenta fundamental de controle da empresa. Sem esse fluxo, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo!

Diferença entre Fluxo de Caixa e Controle de Caixa

Através do fluxo de caixa você consegue ter uma média de quanto irá receber ou pagar, e assim adotar estratégias corretas para a melhoria da empresa. Ele funciona como um elemento que vai além do controle, e que é fundamental para o planejamento estratégico adequado de qualquer organização!
Por sua vez, o controle de caixa é o registro que acontece de forma diária ou semanal de toda a movimentação financeira da empresa. Como o nome já diz, você tem o controle das movimentações de forma mais rápida e de um curto período de tempo
Assim, o empresário ou responsável financeiro, consegue avaliar os ganhos e as perdas de determinado período.

Tipos de Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa projetado

Trata-se de uma estimativa que possibilita ao empreendedor planejar suas próximas iniciativas referentes ao negócio, tendo como base os resultados obtidos. Este processo pode ser útil nos processo de:

  • projetar e prospectar a realização de pagamentos e recebimentos para organizar o negócio;
  • efetuar ajustes para corrigir as falhas de administração de recursos, estancar perdas e conseguir um resultado financeiro favorável;
  • planejar investimentos para a expansão.

Fluxo de caixa direto
Registra os recebimentos e pagamentos das atividades operacionais sem nenhum desconto, considerando sempre o valor bruto dessas transações..

Fluxo de caixa indireto

O fluxo de caixa indireto não se baseia exatamente na análise dos fluxos de caixa, mas nos lucros e prejuízos mostrados no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Fluxo de caixa operacional

É o fluxo das receitas e despesas de uma empresa num período de tempo estabelecido. Ele demonstra os resultados obtidos no negócio e o volume na variação do capital de giro.

Auxílio Especializado

O gestor deve enxergar o contador como aliado para seus negócios, e por sua vez, o profissional contábil precisa conhecer os recursos e ferramentas para garantir informações corretas. Neste cenário, é papel do gestor tomar as decisões mais acertadas, visando o ganho de vantagens competitivas.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, veja o nosso conteúdo sobre DRE e Fluxo de Caixa e entenda a diferença desses dois conceitos na prática!