A palavra planejamento norteia toda e qualquer ação dentro de uma empresa, inclusive na gestão dos seus funcionários. E uma das questões que mais gera dúvidas e divergências entre o colaborador e a empresa são as férias. 

Então como assunto gera ainda muitas dúvidas, neste artigo vamos abordar alguns pontos que você, como empresário, precisa saber na hora de planejar as férias dos seus colaboradores. 

  1. O que são as férias. 
  2. Importância do planejamento das férias.
  3. Como calcular as férias
  4. Como fazer o planejamento

Confira. 

O que são as férias? 

Definindo as férias de uma forma simples: são um período de descanso remunerado. E são garantidos por lei do estagiário ao CEO da empresa. 

Esse período de descanso é concedido após o colaborador completar 1 ano de trabalho, na maioria das vezes. Casos diferentes são sempre conversados e acordados entre ambas as partes. 

As férias podem ser aplicadas da seguinte forma: 

  • Coletivas

Geralmente esse tipo de férias é concedido em períodos de baixa temporada, como final ou início do ano. Nele, todo um setor é liberado de férias coletivas, e o período é definido geralmente pela empresa. 

Muitas pessoas se enganam, mas as férias coletivas são pagas e descontadas igual as individuais.

  • Individuais

É o descanso concedido individualmente depois do período aquisitivo, e o período é definido entre a empresa e o colaborador. Além do descanso, o empregador tem a obrigação de efetuar o pagamento dos dias de férias acrescidos de ⅓.

  • Abono pecuniário

Este é o nome bonito para o famoso “vender as férias”. Que é quando o colaborador vende ⅓ dos dias de férias. 

DICA: Lembre-se que por Lei o empregador deverá efetuar o pagamento das férias 2 dias antes do colaborador iniciá-las.

Mudanças segundo a Reforma Trabalhista

 

FériasAntes da reforma trabalhistaDepois da reforma trabalhista
Divisão de férias em períodosApenas em caráter excepcional, somente 2 períodos e um não pode ser menor do que 10 dias. As férias podem ser divididas em até 3 períodos através de comum acordo entre empregador e funcionário,

um dos períodos deve ser maior que 14 dias e os demais não podem ser menores que 5 dias.

Início das fériasSem previsão.É proibido iniciar as férias dois dias antes de feriados ou dia de descanso semanal remunerado.
Menores de 18 e maiores de 50 anosNão poderiam dividir suas férias, devendo retirá-las em um único período.Ambos podem dividir suas férias em períodos.
Empregado sob regime de tempo parcialNão poderiam converter 1/3 do período de férias em abono pecuniário.Proibição revogada

Planejamento das férias

O principal objetivo do planejamento das férias é manter o equilíbrio e conciliar as necessidades da empresa com o desejo dos colaboradores.
Quando ele não é feito, a empresa pode sofrer com prejuízos como o aumento do nível de estresse dos colaboradores e a queda da produtividade dos colaboradores, e ainda por cima, prejuízos financeiros.
O estabelecimento de prazos e um cronograma definido no planejamento de férias pode ser um diferencial importante também para o planejamento financeiro da empresa. Ao considerar as folgas dos colaboradores antecipadamente, é possível prever despesas futuras advindas da ocorrência dessas ausências.
Ao estabelecer prazos para as férias dos funcionários, os gestores tornam-se capazes de criar estratégias de distribuição de modo a se preparar em termos de equipe para períodos de maior demanda de trabalho. Saídas como, a contratação de mão de obra terceirizada ou temporária costumam ser soluções planejadas para encarar esses momentos de intensidade.

Como fazer o Planejamento das Férias

1 Analise as leis trabalhistas

Dentro do que diz a CLT, o período de férias pode ser dividido em 3 ocasiões, sendo obrigatório um dos períodos ser de no mínimo 14 dias.

2 Reconheça a situação da empresa

Em empresas em que o maior funcionamento acontece em determinada época, existirão períodos em que os colaboradores não poderão tirar férias.

3 Prepare os demais funcionários

Nenhuma área deve ser prejudicada porque um funcionário tirou férias.

4 Esclareça a política interna de férias

É preciso que todos os funcionários conheçam a política de férias que vigora dentro da empresa.

5 Defina prazos

Crie junto com a sua equipe um calendário de férias, assim todos poderão estar ciente.

Para ter o controle das férias de todos os seus funcionários, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada em contabilidade. Conheça a Silveira Assessoria, e tenha todo este planejamento na palma da sua mão.