Reunir a documentação que te auxilia no preenchimento da declaração é o primeiro passo, e você pode fazer isso ao longo do ano, para que quando chegar a hora você já possua tudo organizado e não precise fazer nada em cima da hora. Portanto, separamos neste artigo os tipos de documentos que você precisa para fazer a Declaração de Imposto de Renda. Confira.

Comunicados de rendimentos dos empregadores

Categoria onde deve constar as informações referentes aos rendimentos obtidos ao longo do ano no que diz respeito a declaração, também engloba as contribuições para o INSS, imposto de renda retido e caso haja contribuições à previdência privada ofertada pela empresa, além de coparticipação em plano de saúde corporativo.

Comprovantes de reformas e obras em imóveis
Caso você tenha reformado ou construído um imóvel partindo do zero no ano de 2019, os custos com a obra podem ser somados ao valor declarado do imóvel na ficha de Bens e Direitos.

Comunicados de rendimentos de instituições financeiras
As instituições financeiras das quais você é cliente devem fornecer um informe sobre os seus rendimentos. Ele pode ser fornecido de forma física enviado pelos correios, ou de forma digital. Esses rendimentos também podem ser obtidos no caixa do banco e/ou na boca do caixa para o caso dos bancos.

Recibos e notas fiscais de serviços médicos e odontológicos
Comprovantes de consultas, internações, exames e gastos com planos de saúde feitos no ano ao que se refere a declaração.

Comprovantes de aluguel
Aluguéis recebidos ou pagos necessitam ser declarados, no entanto, nem sempre os documentos para declarar imposto de renda são informes de rendimentos, notas fiscais ou recibos.

Notas fiscais e recibos de despesas com educação
Esse tipo de despesa, tanto do título como do dependente, são dedutíveis até certo valor. No IR 2021, o limite é de R$ 3.561,50

Nosso Escritório possui como filosofia assessorar e auxiliar no cumprimento das obrigações legais e fiscais sempre da melhor forma possível. Prestar um atendimento com excelência e empatia, buscando em todos os momentos a qualidade e eficiência em nossos serviços.