Saber quanto um funcionário custa para a empresa é fundamental para o planejamento e organização das despesas do dia a dia.

A legislação trabalhista brasileira tem caráter protecionista, dessa forma os sistemas de tributação são regulamentados de forma que há diversos institutos voltados para a proteção da classe trabalhadora. Abaixo seguem algumas informações importante sobre a temática:

Como fazer essa conta na ponta do lápis?

Quanto custa um funcionário ativo para uma empresa pode ser computado e matematizado através dos gastos diretos com a contratação – incluso salário e benefícios e custos indiretos pago pela empresa ao governo, como exigido por lei.
A categoria profissional vai direcionar os benefícios aos quais o trabalhador tem direito. De maneira geral, existem alguns direitos que devem ser garantidos, como já elencamos em artigos anteriores no nosso blog.

Planejamento é fundamental para saber o custo do funcionário

A contratação de um novo funcionário impacta de forma direta diversas questões no planejamento e sustentabilidade da empresa. Dessa forma, saber se é realmente o momento de contratar mais pessoas é fundamental, já que é preciso incluir dentro do planejamento empresarial os custos e despesas de um colaborador, a fim de economizar e identificar possíveis gargalos.
Além do salário e dos encargos trabalhistas, também existem outros gastos dependendo da empresa, como uniforme e investimentos em treinamentos para as equipes entrantes..
Posto isso, o planejamento tem caráter fundamental. Antes de contratar um funcionário, procure conhecer quais são os gastos para mantê-lo, e as leis vigentes..
Nosso escritório conta com uma equipe especializada em Recursos Humanos para auxiliar o departamento da sua empresa e orientá-lo em relação as obrigações trabalhistas. Conte com a gente.