Você sabia que nos últimos 4 anos mais de 316 mil empresas fecharam as portas aqui no Brasil? Muitos desses fechamentos são resultado da falta de planejamento estratégico empresarial. Mais do que preparar você e a sua empresa para momentos difíceis, o planejamento serve também para ajudar na tomada de decisão. Saiba mais sobre como o planejamento pode ser um diferencial da sua empresa neste artigo. 

O que é? 

O Planejamento Estratégico Empresarial é uma ferramenta de gestão que orienta a empresa para alcançar os seus objetivos. Ele é um processo contínuo e inserido na rotina e no dia a dia da empresa. 

É através deste planejamento que você vai definir as suas metas a longo, médio e curto prazo, e quais as ações que você precisará executar para atingi-las. 

Como fazer? 

Existem algumas etapas que devem ser executadas para que você consiga enxergar o seu negócio com a ótica do mercado e aplicar o planejamento da forma correta, são elas:

  • Estudar o mercado em que o seu negócio está inserido
  • Definir missão, visão e valores da sua empresa
  • Conhecer o seu público alvo
  • Definir metas e objetivos
  • Planejar estratégias e ações
  • Mensurar os resultados

Quais são os benefícios? 

Entre os benefícios que o planejamento estratégico oferece, podemos listar:

– Visão do mercado e do cenário atual da empresa;

– Preparação em longo prazo para aproveitar oportunidades e reagir a ameaças;

– Identificação de um diferencial competitivo;

– Maior controle sobre seu futuro;

– Integração e motivação de equipes;

– Agilidade na tomada de decisões;

– Otimização de recursos.

Nessas horas, é sempre muito importante contar com profissionais capacitados e uma empresa especializada para te ajudar. A Silveira pode te orientar neste processo.