O que é? 

Uma sociedade empresarial é formada a partir de duas ou mais pessoas que se unem para a realização de um projeto profissional, dividindo tarefas e responsabilidades legais, de acordo com o que é definido no início do relacionamento legal.
Embora pareça simples, podem existir diferentes relações possíveis de sociedade e também diversas questões que tornam a ação complexa o bastante para exigir um bom
planejamento, estudos e auxílio contábil para melhor tomada de decisões.

Como funciona?

Duas ou mais pessoas acreditam na mesma ideia de negócio, e decidem formalizá-la.
Dentro dessa sociedade, cada sócio, deve ser responsável por alguma função dentro da empresa, seja por sua habilidade no setor ou a simples necessidade de ter um responsável para determinado fim.
É importante ter em mente que dentro de uma sociedade e dos seus tipos, as participações não tem obrigatoriedade de serem iguais. Portanto, as empresas são divididas em diferentes porcentagens ou quotas como são conhecidas, e o sócio que detém o maior percentual costuma ser considerado o sócio proprietário.

Quais os principais tipos 

  • Sociedade Limitada
    A sociedade limitada consiste em uma empresta que recebe aporte financeiro de todos os seus sócios, não havendo limite para o número de sócios e/ou até mesmo de participação de outras empresas.
  • Sociedade Simples
    Uma empresa de sociedade simples, é formada apenas por prestadores de serviços
  • Sociedade Comandita por Ações
    Uma sociedade comandita por ações tem seu vínculo dividido por cotas. Esse modelo societário tem por característica principal, o fato de que, apenas os sócios administradores é que têm suas responsabilidades ilimitadas.
  • Sociedade em Comandita Simples
    A sociedade comandita simples é de utilização limitada e divide as partes societárias em duas categorias: os comanditários e os comanditados;
    Sociedade em Nome Coletivo
    Na sociedade em nome coletivo, todos os membros respondem pelas dívidas da empresa, tornando-se “solidários” com a causa proposta.

Qual o melhor tipo de sociedade empresarial?
Agora que já explicamos quais são e como funcionam os principais tipos de sociedade empresarial que vigoram no Brasil, fica mais fácil definir qual o melhor modelo para o seu negócio.
É importante salientar que algumas escolhas podem ser encaradas previamente, e assim, podem pavimentar e guiar por um caminho. Por exemplo, se você for abrir uma empresa sozinho, a burocracia é mais simples, e você tem a opção MEI, que é configurado como microempreendedor.
Para você receber uma orientação melhor, e poder identificar qual o tipo de sociedade ou empresa se encaixa nas suas necessidades, fale com um dos nossos consultores da área societária