O que é? 

Uma sociedade empresarial é uma dupla ou mais pessoas que se unem em algum tipo de sociedade para a realização de um projeto profissional, dividindo tarefas e responsabilidades legais, de acordo com o que é definido no início do relacionamento legal.

Embora a definição seja bastante simples, existem diferentes relações possíveis de sociedade e também diversas questões que tornam a ação complexa o bastante para exigir um bom planejamento, estudos e auxílio contábil para melhor tomada de decisões.

Como funciona?

Dois ou mais empreendedores acreditam em uma mesma ideia e por isso estão dispostos a investir nela: formando a sociedade.

Dentro dessa sociedade, cada parte –  que conhecemos como “sócio”, é responsável por alguma importância dentro da empresa, seja por sua habilidade no setor ou a simples necessidade de ter um responsável para determinado fim.

Algo que é importante ter em mente sobre os tipos de sociedade, é que as parcerias não são – necessariamente, igualitárias. Portanto, as empresas no caso são divididas em diferentes porcentagens, e aquele com o maior percentual é comumente considerado o sócio-proprietário ou classificado com termos semelhantes.

Isso também significa que existem diferentes proporções em termos de responsabilidades e lucros da empresa, e tudo isso deve ser especificado logo no início da parceria e mediante avaliação, a partir de um documento oficial conhecido como contrato social.

Quais os principais tipos 

  1. Sociedade Simples 

Uma empresa de sociedade simples, é composta por prestadores de serviço – aqueles profissionais que têm a profissão como sua principal atividade no mercado ou que simplesmente o executem na empresa.

  1. Sociedade Limitada

A sociedade limitada envolve uma empresa que possui o investimento financeiro de todos os seus sócios, podendo ser constituída por quantas pessoas for desejado, e até mesmo outras empresas (pessoas jurídicas) em alguns casos.

  1. Sociedade em Nome Coletivo 

Na sociedade em nome coletivo, todos os membros respondem pelas dívidas da empresa, tornando-se “solidários” com a causa proposta. Sendo assim, uma dívida na empresa deve impactar diretamente o patrimônio pessoal dos sócios.

  1. Sociedade em Comandita Simples 

A sociedade comandita simples é de utilização limitada e divide as partes societárias em duas categorias: os comanditários e os comanditados; os quais cuidam do capital social da empresa, com a diferença na participação administrativa.

  1. Sociedade Comandita por Ações

Uma sociedade comandita por ações possui seu capital dividido por cotas.

Diferente de uma sociedade anônima, que também é dividida da mesma maneira, nesse modelo societário apenas os sócios administradores, os quais serão dominados como diretores, é que terão suas responsabilidades ilimitadas.

Qual o melhor tipo de sociedade empresarial?

Agora que você já sabe quantos e como funcionam os principais tipos de sociedade empresarial no país, fica mais fácil definir qual o melhor modelo para o seu negócio, basta analisar o que se espera da relação empresarial que está formando com seus sócios.

Antes que essa escolha seja possível, é importante frisar que algumas decisões já devem ter sido tomadas, já que podem ser limitantes na definição de tipo de sociedade. Por exemplo, é possível abrir uma empresa rapidamente tornando-se um MEI, Microempreendedor Individual, mas como o próprio nome sugere, você opera sozinho nessa modalidade.

Para você receber uma orientação melhor, e poder identificar qual o tipo de sociedade ou empresa se encaixa nas suas necessidades, fale com um dos nossos consultores da área societária