Como comentamos no nosso blog O que é o Contrato Social e qual a importância de ter um o contrato social é um documento muito importante para garantir a segurança de um negócio. Existem diversos tipos deles, com regras gerais sobre as suas cláusulas especificadas pelo Código Civil e pelo Código de Defesa do Consumidor.

É através do contrato que se regula as funções das partes, os recebimentos e tudo mais que envolva o negócio. Por isso, as vezes é necessário que este contrato seja revisado e alterado se for o caso.

O que é a revisão do contrato social? 

É adotada com o intuito de conferir se todas as cláusulas do contrato estão de acordo com os interesses das partes, e validar se os benefícios estão divididos de acordo.

A revisão do contrato pode e deve ser realizada antes da assinatura do mesmo. Pois, mesmo que não existe alguma ilegalidade, é preciso que os interesses de todos os sócios estejam representados no documento.

Caso seja necessário alguma alteração ou renovação do contrato, a revisão pode ser feita novamente.

Qual é a importância de um especialista na revisão contratual?

A principal função de um especialista neste momento é analisar se cada parte do documento está em equilíbrio e concordância com a legislação vigente.

A empresa especialista responsável por esta revisão também deve averiguar se o contrato não está beneficiando apenas uma das partes, evitando assim horríveis prejuízos.

No caso de alteração contratual, não é necessário a contratação de uma empresa especializada, porém é recomendado.

Conheça nossos serviços na área societária e conte com a Silveira para abertura do seu negócio!