A contabilidade é peça fundamental na gestão financeira de qualquer empresa. E por isso, existem algumas ações que melhoram o controle dos rumos financeiros, como as provisões.

Então neste artigo você vai poder conferir: 

  • O que são as provisões? 
  • Qual a importância para a sua empresa

Confira. 

O que são as provisões

De forma técnica, são eventos que reduzem o ativo ou aumentam o passivo de uma empresa.  Lembrando que, ativos são os bens e direitos da empresa, e os passivos são as obrigações.

Elas oferecem uma estimativa do valor a ser desembolsado ou uma expectativa de quanto a empresa vai perder em ativos. 

Existem 2 modalidades:

  1. Estimativa de provisões de perda de ativo 

Que são provisões para prováveis perdas ao realizar um investimento e para ajustar o custo de bens do ativo. 

      2. Provisões para exigibilidade

São provisões ficadas nas obrigações da empresa como, gratificação para empregados, 13º salário, férias e despesas. 

Qual a importância para a sua empresa

A principal importância que deve se levar em conta é a possibilidade da empresa ter uma contabilidade transparente, visto que o principal objetivo contábil é o registro de todos os fatos. 

É muito importante para a saúde financeira de qualquer empresa saber quais são as variações que podem acontecer nos ativos no momento em que ocorrem, e estar preparado para isso. 

Ter a certeza dos acontecimentos e poder se planejar com estimativas confiáveis, é o que torna o dia a dia da administração financeira mais seguro e tranquilo. 

Agora que você já sabe qual a importância das para a saúde financeira do seu negócio, saiba como fazê-las de forma tranquila e sem sufoco.