O ICMS é uma das obrigações que muitas empresas, principalmente as que vendem para outros Estados precisam estar em dia.

Uma das primeiras coisas que todo empreendedor deve estar atento são as obrigações legais da empresa. São muitos os impostos, taxas e contribuições que o seu negócio precisa gerir para funcionar legalmente, a fim de evitar problemas posteriores. 

Por isso vamos te explicar o que é esse tal de ICMS e como você deve calcular. Confira:

O que é?

O ICMS, ou o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço, incide, como já diz o nome, tanto em atividades comerciais e industriais, quanto na prestação de serviço de transporte e de comunicação e é cobrado a partir de um fato gerador, que neste caso, consiste na troca de titularidade da mercadoria. 

De forma mais simples: o ICMS é cobrado sempre que uma mercadoria é transportada de uma localidade para outra, sendo alterado na nota fiscal o “dono” dela. Sua regulamentação depende de cada Estado e é responsável pelo maior peso do orçamento dos Estados e do Distrito Federal. Praticamente todas as operações, vendas ou importações de produtos, transporte e prestações de serviços sofrem a ação deste imposto. 

Como Calcular?

Valor da mercadoria x alíquota = ICMS

Porém, como a regulamentação é de responsabilidades dos estados, em cada um deles a alíquota difere. Por isso é importante sempre buscar a tabela vigente para a realização deste cálculo. 

Há várias questões que precisam ser analisadas e confirmadas quando se calcula este imposto, por isso é importante o auxílio de uma empresa especializada, que vai saber onde buscar as informações necessárias e realizar este processo com muito mais calma e de forma assertiva. 

Aqui na Silveira, contamos com uma equipe qualificada e pronta para te ajudar, em toda a parte fiscal e tributária da sua empresa, incluindo o ICMS. Fale com a gente, e saiba se você precisa ou não pagar este imposto.