O planejamento financeiro é fundamental em qualquer empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. A grande maioria dos problemas de uma empresa passa pela organização do dinheiro.
Ter o conhecimento total de todas as entradas e saídas da sua empresa é fundamental. Quanto você gasta com despesas extras, ou com funcionários é um diferencial muito importante para garantir a saúde financeira do seu negócio.
Para te ajudar a ter um planejamento financeiro que realmente possa te auxiliar, separamos algumas dicas preciosas. Confira!
O que é planejamento financeiro empresarial?
O Planejamento Financeiro Empresarial é uma ferramenta de gestão que orienta a empresa para alcançar os seus objetivos. Ele é um processo contínuo e inserido na rotina e no dia a dia da empresa.
É através desse planejamento que você vai definir as suas metas a longo, médio e curto prazo, e quais as ações que você precisará executar para atingi-las.
Como fazer?
Existem algumas etapas que devem ser executadas para que você consiga enxergar o seu negócio com a ótica do mercado e aplicar o planejamento da forma correta, são elas:
- Estudar o mercado em que o seu negócio está inserido
- Definir missão, visão e valores da sua empresa
- Conhecer o seu público alvo
- Definir metas e objetivos
- Planejar estratégias e ações
- Mensurar os resultados
4 dicas para melhorar o planejamento financeiro da sua empresa
1. Separar as contas
O primeiro erro, e às vezes o mais grave é o empreendedor achar que pode ter uma conta bancária para as finanças pessoais e profissionais.
Engana-se quem pensa que assim o planejamento financeiro é mais fácil, porque está tudo no mesmo lugar. Vai chegar um momento em que você não saberá mais de quem é aquele dinheiro, seu ou da empresa, e daí vai tudo virar uma bola de neve.
Então a primeira dica é, contas separadas SEMPRE!
2. Orçamento atualizado
Tudo na vida do empreendedor é baseado em encontrar o equilíbrio entre o que entra (lucro) e o que sai (despesas).
Por isso é muito importante que o planejamento financeiro dê certo, que você tenha o controle sobre os produtos, fornecedores, funcionários caso existam, e a partir disso conseguir definir as prioridades e objetivos do negócio.
3. Reserva de emergência
O ano de 2020 provou que não temos controle sobre o cenário econômico, e que em um segundo tudo pode mudar.
Por isso ter uma reserva de emergência é imprescindível na hora de tentar manter ao máximo o planejamento financeiro em tempos de crise.
4. Contar com ferramentas para manter o planejamento financeiro
A era de anotar as coisas somente no papel, ou em algum caderno de controle já passou. A digitalização do planejamento é realidade, e você precisa extrair o máximo das ferramentas disponíveis.
O planejamento financeiro da sua empresa demanda tempo e dedicação. Por isso é sempre muito importante que você possa contar com todo o auxílio possível. Clique aqui e saiba mais sobre a nossa Planilha de Fluxo de Caixa.
Comentários