O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para quem já tem ou está pensando em montar um negócio.
Ter o controle financeiro sobre todas as suas despesas e os seus ganhos, faz total diferença no seu dia a dia.
Como um bom empreendedor, você sabe que a contabilidade é muito mais que apenas um suporte ou um serviço prestado.
Atualmente, ela é um dos parceiros mais importantes dos negócios de sucesso, pois a partir do momento que você entende que ela faz parte do seu dia a dia, e que os benefícios vão muito além de ter as contas pagas em dia, você consegue transformá-la num diferencial estratégico.
Neste processo de tornar a contabilidade um diferencial da sua empresa, o fluxo de caixa tem um papel importantíssimo. Por isso, continue com a leitura deste texto!
Fluxo de Caixa
Dentro da contabilidade de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe o fluxo de caixa. Ele é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc.
Ele é construído através dos dados obtidos de informações como: contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e de todos as demais movimentações de recursos financeiros da empresa.
Uma das formas de saber se o negócio está crescendo, ou dando prejuízo, é avaliando seu fluxo de caixa. Se os valores apresentados não estão sendo suficientes nem para bancar as despesas de operação da sua empresa, está na hora de você repensar a forma como você está usando o seu dinheiro.
Planilha de fluxo de caixa
Para você manter o controle do seu fluxo de caixa, e torná-lo um diferencial da sua empresa, não é preciso de um programa de computador ou algum sistema muito complexo.
Aqui na Silveira, nós desenvolvemos uma planilha simples e didática, para que você possa ter acesso facilitado, e consiga preencher sem maiores problemas.
Categorias da Planilha
A nossa planilha é dividida em 4 categorias básicas para que você possa ter um controle fiel e de forma organizada. Confira
Categoria 1: Receitas
A receita de uma empresa é todo o dinheiro recebido vindo das atividades da organização. Isso quer dizer que a receita é tudo o que a pessoa jurídica ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc.
As receitas fazem parte do cálculo dos lucros, representando o lado positivo da conta.
Categoria 2: Despesas fiscais
As despesas fiscais de uma empresa correspondem, a carga tributária que incide sobre as suas atividades.
No Brasil, como sabemos, a burocracia que envolve o seu pagamento é uma das principais reclamações de empreendedores que as consideram responsáveis pela dificuldade de se empreender com sucesso no país.
Dentro da nossa planilha, inserimos os 2 principais tributos que geralmente as empresas precisam pagar que são:
- Simples nacional;
- ICMS;
Categoria 3: Despesas salariais
São todos os valores pagos referente a um funcionário. Você sabia que o seu compromisso com o seu funcionário vai muito além do salário? Ele é apenas uma das despesas que a empresa deve pagar ao seu colaborador.
Além disso, você também pode considerar nas despesas salariais o pró-labore, que nada mais é do que o seu próprio salário como empresário ou sócio da empresa.
São consideradas despesas salariais:
- Salário;
- Pró-Labore;
- FGTS;
- INSS;
- Férias;
- 13º salário.
Categoria 4: Despesas Gerais
As despesas gerais são aquelas que envolvem todos os valores gastos para o funcionamento da empresa, como:
- Água;
- Luz;
- Telefone;
- Internet;
- Materiais de Limpeza;
- Dentro outros.
A organização das suas despesas e receitas pode ser um diferencial do seu negócio. Ter o controle do fluxo de caixa permitirá que você tome decisões de forma mais consciente.
Mesmo com a ajuda da planilha, este processo pode gerar algumas dúvidas. Confira como implementar o fluxo de caixa na rotina do seu empreendimento.
Comentários