A administração de um negócio envolve o conhecimento – nem que seja básico – sobre a área financeira, para o pleno funcionamento da sua empresa. Além de precisar conhecer o mercado que será inserido, e que está cada vez mais competitivo, é preciso conhecer – muito bem – a dinâmica interna do negócio, e é nesta parte que  entra o famoso Capital de Giro.  

Se você é empreendedor, ou está pensando em abrir o seu próprio empreendimento este texto é para você. Confira abaixo o que é capital de giro e porque ele é tão importante para o seu negócio. 

O que é Capital de Giro? 

Como o nome já deixa claro, é basicamente o que faz a sua empresa girar, ou seja, é o valor necessário para que a sua empresa continue funcionando e honrando os seus pagamentos sem que o orçamento geral do negócio seja comprometido.
De forma mais prática, é a diferença entre a receita e as dívidas existentes a curto prazo, que podem ser para o pagamento de contas como salário dos funcionários, pagamento dos fornecedores, contas mensais como luz, água, internet. O capital que sobra dessa conta é o que representa a possibilidade de giro.

Qual a sua importância? 

A primeira função do Capital de Giro, e talvez a mais importante, é que ele mantém a empresa nos primeiros meses de existência. Quando o negócio ainda é pouco conhecido, ainda está “engatinhando”, as entradas no caixa não são volumosas e nem na constância que gostaria, o capital de giro é crucial. Ele funciona como um fundo para as despesas básicas até que o negócio possa gerar a sua receita por conta própria.
Depois da fase inicial, ele segue sendo um ativo muito importante, pois ele é a melhor forma de você zelar pela saúde financeira e organização da sua empresa. Saber previamente os recursos necessários para se manter como empresa facilita a administração e garante a sustentabilidade do negócio.
Saiba Como ter o controle sobre o capital de giro da empresa.  

Conte com a Silveira para manter o pleno funcionamento do seu negócio.