O empreendedorismo tornou-se a escolha de muitos brasileiros que precisaram buscar formas de complementar a renda ou decidiram trabalhar no seu próprio negócio. Apresentaremos a seguir 4 opções mais comuns para empreendedores que estão começando. São elas: Profissional autônomo, Profissional liberal, MEI e ME. Separamos neste artigo as definições de cada um e as principais diferenças entre eles. Confira. 

Profissional Liberal X Profissional Autônomo

Muitas pessoas confundem o liberal com o autônomo, ou acham que é a mesma coisa, mas existem diferenças. Elas são as primeiras opções quando se pensa em empreendedorismo. O profissional liberal possui um formação universitária ou técnica, e tem liberdade (daí o nome liberal) para executar a sua atividade, podendo ser empregado em alguma empresa, ou trabalhar por conta própria. 

O profissional autônomo pode ser qualquer pessoa, que tenha ou não uma qualificação profissional, mas que trabalha por conta própria,  possui independência econômica e financeira e não é empregado de ninguém. 

Microempreendedor Individual – MEI

O MEI é basicamente a formalização do profissional autônomo ou liberal. Dentro do empreendedorismo, quando você se cadastrar, você passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ou seja, passa a ter algumas facilidades que são oferecidas para empresas registradas como: abertura de conta PJ em banco, pedidos de empréstimos facilitados, e emissão de notas fiscais. 

Ainda existem benefícios relacionados ao trabalho, como auxílio maternidade, direito a afastamento remunerado por problemas de saúde, aposentadoria e sendo MEI você se enquadra no Simples Nacional, sendo isento dos tributos federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL. 

Microempresa – ME

A última opção dentro do empreendedorismo, é a ME, que é a sigla para Microempresa, que ainda é enquadrada no que se refere ao porte, em pequena empresa. Sua receita bruta deve ser igual ou inferior a R$ 360 mil ao ano. Para se formalizar, é preciso escolher um regime tributário (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).

Para abrir uma Microempresa, é preciso, diferente da MEI, elaborar um contrato social e formalizar a situação na Junta Comercial. Se você realiza alguma atividade que não se enquadre como MEI, abrir uma ME pode ser a saída antes de investir em opções maiores de formalização de empresa.

Se você ainda tem dificuldade de saber qual a categoria o seu empreendimento se encaixa, confira nosso artigo clicando aqui, e conte com a Silveira no processo de abertura da sua empresa.