Como já comentamos no nosso artigo sobre a importância da contabilidade para pequenas empresas, a contabilidade para empreenderes  é uma área que deve ser olhada com cuidado e atenção por empreendedores de primeira viagem. 

Por isso, para te ajudar a entender um pouco melhor, separamos 5 dicas para você manter a organização contábil da sua empresa. Confira. 

1 . Defina sua estratégia de negócio

O regime tributário tem dois pontos principais que devem ajudar na sua definição, são eles sócios e perspectiva de faturamento.

2 . Analise o regime tributário

Para definir qual a melhor opção de regime tributário – simples nacional, lucro presumido ou lucro real – para o seu negócio, é importante ser avaliado alguns itens, como: 1) quantidade de funcionários; 2) ramo de atividade; 3) faturamento.
Na maior parte dos casos o Simples Nacional é escolhido. Nele, os pagamentos de diversos impostos são feitos por meio de uma única guia mensal, o que facilita o controle do calendário de impostos de qualquer empresa.

3 . Faça um planejamento financeiro

Outro ponto importante dentro da contabilidade para empreendedores é o planejamento financeiro. Muitas vezes considerado algo banal e deixado de lado, porém ele deve ser feito diariamente e acompanhado de perto. Realizar esse processo com atenção e cautela no começo do seu negócio traz força para sua empresa em uma etapa importante. É uma forma de começar forte e com os pés no chão.

4 . Mantenha organizado o calendário de impostos

Além de manter seu controle financeiro é importante ficar atento ao calendário de pagamentos de seus impostos, pois atrasos podem acabar prejudicando seu negócio como um todo.

5 . Conte com um bom contador

Contar com uma empresa especializada pode ser a chave para o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Conheça nossos serviços e conte com a gente.