O empreendedorismo tem sido válvula de escape de muitos brasileiros. Porém, poucas pessoas têm o conhecimento de que existem opções mais baratas e acessíveis para quem deseja começar do zero.
Por definição empreendedorismo é:
Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Agora que você já sabe o que é e a diferença entre cada uma das opções, como saber qual é a melhor opção para você? Neste artigo vamos te dar mais detalhes sobre o dia a dia de cada uma dessas opções para que você possa encontrar com calma qual a melhor categoria para o seu trabalho. Confira

Profissional Autônomo

O profissional autônomo não está subordinado ao direcionamento imposto pelo contratante, tendo independência para realizar suas atividades e oferecer seus serviços para um plural de empresas simultaneamente.
No entanto, como ele não possui vínculo empregatício, não tem direitos trabalhistas tais como décimo terceiro ou férias. Para acessar esses benefícios previdenciários, como aposentadoria, é necessário uma ação direta do mesmo, que deve fazer suas contribuições mensais ao INSS, como contribuinte individual.

Profissional Liberal

Ao contrário do autônomo, o profissional liberal necessita de qualificações e certificações. Advogados, jornalistas, professores e médicos são exemplos desse tipo de profissional.
Com a possibilidade de estabelecer vínculos empregatícios com diversas empresas, ou tendo carteira assinada sem deixar de desempenhar trabalho por conta própria. É recorrente o profissional liberal possuir registro em conselhos e ser sindicalizado, pagando tributos anualmente para desempenhar suas atividades.

Microempreendedor Individual (MEI)

Para se incluir neste grupo, há alguns requisitos obrigatórios, como: 1) Limite de receita bruta de até R$ 81.000,00 (oitenta mil reais) por ano; 2) Não ter sócio ou ser titular de alguma outra empresa; 3) Somente é permitido ao MEI contratar um único funcionário para o seu negócio.

Microempresa (ME)

O empresário atua como pessoa jurídica, isto é, precisa constituir uma empresa. Entretanto, a empresa não poderá ultrapassar a renda de R$ 360 mil reais ao ano.
Aqui na Silveira, nós contamos com uma equipe especializada para responder todas as suas dúvidas sobre as categorias de empreendedores. Clique aqui, e saiba algumas vantagens e desvantagens de cada uma.