Por conta da pandemia do covid-19 o ano de 2020, foi de diversos desafios para a maioria dos empresários, muitos funcionários demitidos, dívidas acumuladas e com isso muitas empresas começaram o ano de 2021 com o saldo devedor em relação aos impostos, o que não é um ponto positivo, deixar de cumprir este compromisso é uma desvantagem para a sua empresa.

Consequências 

Deixar de pagar os impostos não é uma decisão muito inteligente, isso pode acarretar uma série de problemas, começando desde a incidência de multas, juros, até a impossibilidade de distribuição de lucros para os sócios, bem como pode acarretar na dificuldade em relação à obtenção de empréstimos em instituições financeiras e ficam impedidas de participar de licitações públicas em razão de não ser possível efetuar a emissão das certidões negativas de débitos nos devidos órgãos exigidas no processo licitatório.

Base de cálculo 

Este cálculo vai variar de acordo com a atividade que for exercida ou até mesmo o regime tributário de cada empresa.

Mas para você entender a gravidade do assunto, os juros de penalidade por descumprir suas obrigações é de 0,33% por dia de atraso e pode chegar a 20%. 

Supondo que você atrasou o pagamento por mais de um mês, além da multa, ainda terá os juros que serão cobrados a partir do mês seguinte à inadimplência.

É importante destacar também, que dependendo da situação a empresa pode ser acusada de sonegação fiscal. Como já comentamos em outros artigos, atrasar imposto é uma ilegalidade administrativa, já a sonegação é um crime previsto na Lei n° 8.137/90 e a n° 4.729/65. E se for comprovada a sonegação a multa poderá chegar a 225% do valor devido  mais juros da taxa Selic. 

Portanto de acordo com o nosso texto, ficou claro que se a sua empresa deixar de pagar impostos em dia, logo sofrerá consequências.

Por isso é sempre importante poder contar com uma empresa especializada na área tributária e fiscal, para te orientar dentro da realidade atual da sua empresa. Se está com problemas financeiros, e está pensando em deixar de pagar algum imposto, a Silveira pode te ajudar a encontrar o melhor caminho sem que prejudique o seu negócio. 

Conheça nossos serviços e conte com a gente.