Devido a pandemia do Covid-19, com início em 2020, muitos desafios vêm sendo impostos para os empresários. Demissões em massa, aumento de dívidas e necessidade de reestruturar modelos de negócio levaram muitas empresas a começarem seu 2021 com saldo devedor em relação aos impostos, o que por acarretar sérios prejuízos, já que honrar os compromissos são traços de uma empresa saudável.

Consequências 

Não cumprir com os impostos, independentemente da razão, não é uma decisão sábia, podendo gerar uma bola de neve de problemas para a empresa. A começar pela aplicação direta de multas e juros, e indo até o bloqueio efetivo da distribuição dos lucros para os sócios.

Base de cálculo 

A depender da atividade ou regime tributário em que a empresa está inserida, o cálculo pode apresentar variações.
Para ratificar a importância desse assunto, vamos falar sobre alguns exemplos de penalidades: os juros de penalidade por descumprimento das obrigações é de 0,33% por dia de atraso, podendo chegar a 20%.
Então posto esse cenário, vamos supor que você atrasou o pagamento por mais de um mês, além da multa, ainda terá os juros que serão cobrados a partir do mês seguinte à inadimplência.
Cabe o destaque também, que o cenário em que o pagamento não ocorreu pode implicar em uma acusação de sonegação fiscal. Como já tratamos em outros artigos, atrasar imposto é uma ilegalidade administrativa, já o ato de sonegar configura crime. E se for comprovada a multa poderá chegar a 225% do valor devido mais juros da taxa Selic.
É sempre importante ter o auxílio de uma empresa especializada na área tributária e fiscal, para te orientar dentro da realidade atual da sua empresa. Se está com problemas financeiros, e está pensando em deixar de pagar algum imposto, a Silveira pode te ajudar a encontrar o melhor caminho sem que prejudique o seu negócio.
Conheça nossos serviços e conte com a gente.