No Brasil as empresas familiares ocupam uma grande parcela do mercado. Nos ramos e tamanhos mais variados possíveis, as empresas que têm familiares seja na administração ou em todos seus cargos hoje são maioria. 

Nas grandes empresas isso acontece por conta da sucessão, onde um filho tem a missão de continuar administrando um negócio que está na família a anos, e nas demais a questão é mais voltada para a praticidade e confiança que criar uma empresa dentro do círculo familiar. Neste artigo, vamos te explicar os tipos de empresas familiares e como elas funcionam em geral. Confira. 

O que é uma empresa familiar? 

Empresas familiares são basicamente aquelas empresas que os donos ou funcionários fazem parte da mesma família, e que  a renda dos colaboradores são vinculados ao negócio. 

A principal diferença para os outros tipos de negócio é que os postos de trabalho são preenchidos – quando não por familiares – por pessoa de confiança, e que tenham alguma ligação com a família dona do negócio.

Tipos de empresa familiar

  • Empresa familiar tradicional: formada inteiramente por pessoas da mesma família
  • Empresa de trabalho familiar: incentiva que os postos sejam preenchidos por pessoas da família
  • Empresa de administração familiar: todos os membros exercem controle sobre o negócio, e aqueles que ocupam as funções de gestão são capacitados para isso.
  • Empresa familiar híbrida: o capital é aberto, o controle é exercido pela família, mas existe a presença de gestores profissionais, que não sejam necessariamente da família, em cargos de direção. 
  • Empresa de influência familiar: a maior parte do controle das ações da empresa é atribuída a terceiros, embora os familiares mantenham o controle estratégico da organização.

Como fazer a sociedade funcionar 

O primeiro e principal ponto que deve ser considerado ao criar uma empresa familiar é de que você deve alocar as pessoas nas funções que elas são capacitadas para executar. Mesmo sendo uma empresa familiar, é preciso pensar no sucesso do negócio, e para isso colocar cada familiar responsável por funções que saiba de fato executar é o primeiro passo.

Vai abrir uma empresa familiar? Saiba quais são os primeiros passos