Engana-se quem pensa que uma empresa de contabilidade cuida apenas do pagamento de impostos e da parte burocrática. Ela está presente em muitas ações gerenciais, o que faz com que forneça as informações necessárias para várias tomadas de decisões. 

Contabilidade como parceira do seu negócio

Muitos empreendedores e gestores de negócios ainda possuem dúvidas sobre os serviços e funções relacionados a sua própria empresa e, muitas vezes, precisam de um auxílio para entender. Atualmente, a contabilidade é vista como uma parceira para que a empresa alcance seus objetivos e tenha sucesso, tendo assim um papel muito importante nos resultados. 

Ela é como se fosse uma fábrica de conhecimento sobre a sua empresa, tendo como principal matéria prima dados produzidos diariamente. Toda empresa, que não seja MEI, é obrigada a ter um contador, você sabia? E mesmo que empresas registradas como MEI não sejam obrigadas, é sempre importante ter um acompanhamento . 

Por conta dessa obrigação, a contabilidade é constantemente vista apenas como uma exigência legal e, às vezes, até como uma dor de cabeça, quando na verdade deveria ser vista como aliada da empresa, pois é ela que auxilia a cumprir todos os prazos e obrigações, mantendo a empresa 100% na legalidade. 

O que faz uma empresa de contabilidade

Existem 5 ações que resumem de uma forma precisa o que faz uma empresa de contabilidade, são elas: 

Registrar: 

tudo de uma empresa relacionado a valores monetários;

Organizar:  

saber que cada empresa tem a sua peculiaridade e criar um sistema de controle que supra as suas necessidades;

Demonstrar: 

situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;

Analisar:

apurar os resultados obtidos e criar relatórios que auxiliam na tomada de decisão do gestor;

Acompanhar:  

execução dos planos econômicos da empresa.

Leia também o nosso artigo: como saber se a empresa responsável pela sua contabilidade está fazendo um bom trabalho.