O setor de Recursos Humanos de uma empresa, é uma das áreas mais importantes para o bom funcionamento de um negócio. Ele é responsável pela relação dos empregados com os empregadores.

Para isso, tem várias funções estratégicas e operacionais. Agora, quais são as tarefas do RH e quais são as principais características que um profissional de RH deve ter?

Vamos começar pelas funções 

Recrutamento e Seleção

o papel do RH é estar atento nessa parte durante a seleção e recrutamento de novos funcionários, pois cada empresa possui um perfil de colaborador.

Integração dos recém-contratados

para que um novo funcionário consiga se adaptar à empresa, existe um processo de integração que é de responsabilidade do profissional de RH junto com o seu setor;

Avaliação de desempenho

ao contrário do que muitos pensam a avaliação do desempenho é função do RH; e não apenas do superior do funcionário.

Treinamento e desenvolvimento

todo profissional independente da área de atuação deve crescer continuamente. Por isso que uma das mais importantes tarefas do setor de recursos humanos é criar e implementar bons programas desenvolvimento.

Características importantes de um profissional de RH

Agora que já abordamos um pouco sobre as atribuições de um profissional de RH, precisamos destacar algumas características importantes que os responsáveis pelo setor, dentro da sua empresa, devem possuir. 

Capacidade de visualizar o todo

Todos os bons profissionais de RH sabem – é muito importante entender – que fazem parte de uma organização e que devem estar acompanhando o que acontece.

Tomada de decisão baseada em dados

É errado pensar que o setor de RH não é capaz de gerar dados e métricas. É o setor responsável pela geração de dados muito importantes para o planejamento interno em geral;

Acessibilidade e disponibilidade para ouvir e entender as pessoas

Mesmo que muitos setores de Recursos Humanos tenham perdido essa habilidade, saber ouvir e entender os colaboradores da empresa para encontrar uma melhor solução para todos ainda é a principal característica de um profissional de RH.

Quer se inteirar sobre o assunto? Então, saiba os principais erros cometidos no departamento pessoal de uma empresa.