Os mais conhecidos são os impostos, como o imposto de renda, o ICMS ou o IPVA.
Além dos impostos, a tributação ocorre por meio das taxas e contribuições.
Como as contribuições têm relação com o setor onde incidem, os seus contribuintes são diretamente beneficiados. Por outro lado, as taxas incidem sobre a prestação de serviços, igual quando emitimos um documento.

No Brasil, os tributos podem ter função:

Fiscal: Quando têm como objetivo, a arrecadação de recursos financeiros para o Estado. Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, por exemplo.

Extrafiscal: Quando o objetivo é interferir no domínio econômico, buscando regular determinados setores da economia. 

Parafiscal: Quando ocorre a delegação, por algum órgão político como : União, Estados-Membros, Distrito Federal e Municípios, baseado na lei, para que seja arrecadado o tributo. Um exemplo é a contribuição anual paga pelos engenheiros ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA).

Importância de estar em dia com os tributos

Não pagar qualquer tipo de tributo pode gerar sérias consequências para as empresas, até a suspensão das atividades temporariamente. Porém, existe diferença entre o não pagamento porque esqueceu ou deixou passar a data e a sonegação de impostos. Esta acontece de forma proposital, com o objetivo de se beneficiar do não pagamento de uma obrigação legal. 

Por isso, fique atento às suas obrigações como empresa, para que você atue de forma legal. A organização e o planejamento fiscal do seu negócio são tão importantes quanto a venda do seu produto ou serviço. Fique atento, e conte com a Silveira para te ajudar na organização das suas obrigações fiscais.