Um imposto muito importante, principalmente para empresas que vendem para um Estado diferente da sua origem, é o ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviço.
Pagar impostos e taxas faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Independente do tamanho ou faixa de atuação em que está inserida, esta é uma questão que deve demandar atenção e cuidado.
O que é o Cadastro de ICMS?
O cadastro no ICMS deve ser feito por todos os contribuintes que, quando estão legalizando a sua empresa, devem registrá-la na Secretaria da Fazenda do Estado antes de iniciarem as atividades e informar qualquer alteração, caso seja necessário.
Quem deve contribuir?
Deve contribuir com este imposto toda empresa ou pessoa que realize com frequência, ou em grande quantidade, operações que envolvem a circulação de mercadorias para diferentes localidades, seja venda, transporte, transferência ou qualquer outro meio. Além dos serviços de transporte interestadual ou intermunicipal e comunicações. Aqui você confere a listagem de atividades que devem contribuir e quais estão isentas.
Como pagar o ICMS
Para cada tipo de regime tributário existe uma maneira de você estar em dia com o ICMS, por isso preste atenção!
Empresas que optarem enquadramento no Simples Nacional, efetuam o pagamento através de uma DAS.
O segundo tipo é a Guia Própria Estadual, para empresas que optaram pelo Lucro Real ou Presumido. Esta guia é disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado.
E o terceiro é a Guia Nacional de Recolhimento Estadual – GNRE, que se aplica ao pagamento de ICMS referente às transações interestaduais.
Conte com a gente para te auxiliar em todo este processo e garantir que as operações da sua empresa estejam em dia.
Comentários