Na hora da criação do plano de negócios e avaliação do orçamento, tanto de novas empresas quanto das que já estão em atividade, é importante que tudo seja colocado na ponta do lápis. As taxas e contribuições do dia a dia de uma empresa são muitas, por isso a contabilidade é um fator importante.

É nessas horas que você como dono do seu negócio pode pensar: Será que eu mesmo não consigo administrar a minha empresa e fazer a contabilidade junto? Tenho mesmo que destinar um valor do meu orçamento para esse serviço? Essas e outras perguntas pairam nas mentes dos novos empreendedores. Então leia este artigo que vamos explicar tudo sobre esse assunto.

Por que minha empresa precisa de contador?

Você sabia que todas as pessoas jurídicas são obrigadas a ter um contador na sua empresa? 

Conforme a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Porque um contador deve fazer a contabilidade da sua empresa.

O tempo que as empresas brasileiras dedicam, em média, a gestão tributária e atividades contábeis é de 1.501 horas por ano, conforme levantamento feito pelo Banco Mundial e publicado no relatório Doing business. 

Isso equivale a mais de 4 horas diárias, ao longo de um ano, e isso engloba desde o período dedicado ao entendimento das normas legais até a apuração e o pagamento dos tributos.

Imagina se todo esse tempo você se dedicasse somente para a gestão dos tributos? É por isso que contar com uma empresa especializada em contabilidade pode ser um diferencial estratégico do seu negócio. 

O contador tem como função principal te ajudar na gestão tributária, fiscal, trabalhista e contábil, tendo como objetivo fazer com que o empresário não precise se preocupar com esses serviços e tenha acesso a informações estratégicas, fornecidas pelo contador, para a tomada de decisões.

Nosso Escritório possui como filosofia assessorar e auxiliar no cumprimento das obrigações legais e fiscais sempre da melhor forma possível. Prestar um atendimento com excelência e empatia, buscando em todos os momentos a qualidade e eficiência em nossos serviços.