Não pagar os impostos obrigatórios referente a atividade da sua empresa pode gerar uma grande dor de cabeça, sejam por atraso, erros contábeis ou sonegação intencional. Descumprir os prazos empresariais pelo motivo que for, pode ter consequências gravíssimas, passando de multas até o fechamento da empresa. Confira mais sobre o assunto neste artigo. 

Qual a diferença entre sonegação e não pagamento? 

Sonegação é o ato de não declarar ou não pagar o que é devido com o objetivo de evitar o cumprimento de uma obrigação principal tributária. 

Já o não pagamento, são previsões que evitam ou reduzem o pagamento mas não sonegam, e existem 2 tipos: 

  • Isenção: o pagamento existe porém não precisa ser pago
  • Imunidade: não existe o pagamento

Por isso, para te ajudar a entender melhor a importância de estar sempre em dia com as obrigações fiscais, cumprir os prazos empresariais e quais são os problemas que isso pode gerar, separamos os 3 principais riscos. 

Juros e multa

Este é o primeiro risco que devemos prestar atenção. É considerado o risco mais “brando”, pois pensando na lógica que é só efetuar o pagamento que tudo volta ao normal, ele é o que menos pode gerar problema. 

Porém é preciso ficar atento aos valores que são cobrados nestes juros e multas, pois muitas vezes eles são maiores que os empréstimos retirados para pagá-los. 

É bom lembrar que cada imposto tem uma maneira de calcular essas taxas. 

Licitações públicas

Caso seja um desejo da sua empresa participar de licitações públicas, o não pagamento das obrigações legais seja pelo motivo que for, pode ser um grande empecilho.

Se o seu negócio está na listagem de empresas inadimplentes, pode esquecer disputar qualquer licitação até que a sua situação seja normalizada, o que pode acarretar na perda de negócios importantes. 

Empréstimos

Pelo mesmo motivo que você não poderá participar de licitações, você também não conseguirá empréstimos no banco se o nome da sua empresa estiver na lista de inadimplentes. 

Saiba como o planejamento pode ser um diferencial da sua empresa