Um dos desafios para os profissionais da área de Recursos Humanos é otimizar os processos e economizar por meio de um intenso planejamento. E assim minimizar erros e custos.

No que tange ao processo de contratação e seleção, avaliar os candidatos e extrair o máximo de detalhes que auxiliem no direcionamento da contratação nunca foi tão importante. Hoje esse processo deve, ainda, ser realizado em um período de tempo curto. Afinal, a empresa deixa de ganhar dinheiro se demora muito a escolher um funcionário. A morosidade pode ocasionar também em perda de talentos para a concorrência.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com 4 dicas para a sua empresa economizar em contratação e seleção. Confira!

  1. Faça uso da sua rede de contatos

Utilize o seu networking e não tenha medo nem vergonha de pedir indicações de candidatos. Essa é uma forma prática e benéfica para todas as partes: uma pesquisa recente mostrou que 85% de seus participantes conquistaram um trabalho por meio de sua rede de contatos.

  1. Avalie gastos com consultorias versus plataformas de contratação

Para acompanhar o ritmo dinâmico estabelecido pelo mercado, a área de Recursos Humanos deve trabalhar cada vez mais voltada ao capital humano. Muitas vezes, o quadro do setor não permite que os profissionais atuem como gostariam no processo de contratação e seleção por estarem envolvidos em outras atividades burocráticas.

  1. Utilize o número ideal de etapas de um processo seletivo

Um processo seletivo deve contar, preferencialmente, com as seguintes etapas para ser funcional: planejamento, atração e seleção.

  1. Economize tempo com dinâmicas em grupo para processos seletivos

Dinâmicas de grupo, quando bem planejadas e executadas, geram uma economia de tempo muito maior do que as entrevistas realizadas individualmente.