A importância do capital de giro para a saúde financeira de empresas é inegável. O que também não podemos negar é que muitos empreendedores não sabem muito bem o que é o capital de giro, ou como gerenciá-lo.

Por esse motivo, neste artigo, separamos 5 coisas que você precisa saber sobre ele, para manter a sua empresa em pleno funcionamento. Confira abaixo.

Como calcular? 

CG = AC – PC

No qual: CG = capital de giro | AC = ativo circulante | PC = passivo circulante
A conta é simples, entendendo que ativo circulante são todos os recursos que geram receita para a empresa, e o passivo é tudo aquilo que a empresa tem obrigação, seja atual ou futura.

Existem 3 tipos de capital de giro

Capital próprio

Neste primeiro caso, uma parte do dinheiro é usada para adquirir bens como: equipamentos, imóveis e etc. E outra porcentagem é usada para o capital de giro.

Capital financeiro de terceiros

Para financiar as suas operações, caso seja necessário, as empresas podem pedir empréstimos de curto prazo, ou usar títulos em fundos de fomento. Nestas duas questões, são consideradas capital financeiro de terceiros. 

Capital operacional de terceiros

Ainda existem empresas que conseguem trabalhar com o capital dos seus clientes e fornecedores. Isso acontece porque elas têm a possibilidade de trabalhar com prazos de pagamentos maiores, e conseguem fazer esse giro.

Como funciona? 

  • Empresas que vendem a prazo precisam de capital para financiar as suas transações financeiras;
  • Empresas que trabalham com estoque de mercadorias ou de matéria-prima precisam de capital para financiá-lo.

Como ampliar? 

Se você chegou ao ponto de conseguir olhar para o futuro e os meses posteriores apresentam projeções positivas, chegou a hora de ampliar o seu capital de giro.
Porém este passo deve ser dado com muito cuidado, pois poucas empresas chegam nesse estágio de maturidade e contam com uma base de clientes fidelizados e uma estabilidade financeira.

Você vai precisar de ajuda 

A não ser que você tenha formação em alguma área relacionada a finanças ou economia, você vai precisar de ajuda para organizar e manter a sustentabilidade da sua empresa. O capital de giro é uma das várias questões que devem ser levadas em conta na hora de administrar o seu negócio. Por isso, conte com a gente. 

A Silveira Assessoria possui profissionais qualificados e prontos para te ajudar e auxiliar. Vem conversar com a gente.

Saiba como ter o controle sobre o capital de giro da empresa