Como comentamos no nosso artigo sobre o que são as provisões, elas são ações muito importantes para o gerenciamento financeiro da sua empresa. Para tanto, é necessário que a empresa mantenha o envio dos documentos ao escritório contábil sempre atualizados.

Saiba mais sobre como fazer as principais provisões da sua empresa. 

Como Fazer? 

Como já dissemos, o provisionamento pode ser feito em diversas situações. 

Provisionamento de férias

O cálculo da provisão de férias é o seguinte: contabilize mensalmente como despesa 1/12 avos das férias de todos os colaboradores. Assim você terá a sua provisão.
Assim como a cada mês que passa o seu funcionário vai acumulando direitos de férias, você como empresa também precisa estar pronta financeiramente para quando este momento chegar.
Como ainda não há um documento oficial de férias, neste caso é baseado no salário atual do colaborador.

Provisionamento de 13º salário

O 13º salário é um direito garantido pela CLT. Para que você possa se preparar e ter o valor mais preciso possível, a contabilização deste valor deve ser realizada todo mês como despesa – como já comentamos – contabilizando 1/12 avos do 13º de todo funcionário. 

Por ainda não haver a folha do 13º salário, a contabilização é feita de acordo com o salário atual de cada colaborador.

Provisionamento de despesas

Provisionar as despesas ajuda na organização financeira da empresa. Valores como: água, luz, telefone, aluguel, internet, entre outros, podem ser provisionados – previstos – com base no histórico dos últimos meses.
Com isso, percebemos que o provisionamento ajuda no equilíbrio das finanças ao permitir que a empresa esteja preparada para eventuais gastos anuais, como por exemplo o 13° e férias.
Além disso, o provisionamento auxilia na formação de uma contabilidade transparente, o que é essencial para qualquer organização que valorize sua credibilidade.
Nossa equipe do setor contábil pode te ajudar a fazer as suas provisões e garantir a saúde financeira do seu negócio. Vem conversar com a gente.