Todo ano um número considerável de pessoas não declaram o Imposto de Renda, às vezes por perder o prazo, por esquecimento ou de propósito, mas você sabe quais problemas isso pode gerar para você ou para a sua empresa? Neste artigo vamos te explicar de forma simples e clara quais são eles, confira!

Perdi o prazo de declarar  Imposto de Renda. E agora? 

A falta de documentação não é motivo para você deixar de enviar o seu IR no prazo estabelecido. Mesmo com ele incompleto, você deve enviar, isso porque a multa para quem envia o formulário com atraso chega a 20% do imposto devido. O valor mínimo da penalidade é de R$ 165,74.
Com a declaração incompleta, você ainda pode cair na malha fina. Mas é permitido que seja feita uma correção.

Quais são as consequências se eu não declarar o IR?

Se a declaração de algum imposto devido passar de 20 meses, o cidadão poderá ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal. E ainda o fisco pode cobrar o valor do imposto devido mais uma multa de até 150%, com juros Selic.

Errei na declaração, o que fazer? 

Se por algum motivo você errou no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, esqueceu alguma renda, ou errou em algum dado, calma. Essa situação ainda é melhor do que não enviar, pois você tem um tempo para ajustar e não paga multa.
A regra diz que você tem até 5 anos para corrigir os documentos enviados, mas quanto antes você ajustar melhor. Solicitar o auxílio de uma empresa de contabilidade e pode te ajudar a identificar quais foram os erros e corrigi-los de uma forma mais rápida e tranquila.

Vantagens de entregar a documentação no prazo. 

  1. “Malha fina”: Se o governo suspeitar que pode haver algum problema, você pode acabar pagando mais do que os impostos. 
  2. Data de entrega: Vale a mais recente. Com isso, você perde algumas vantagens, como a preferência para receber a restituição mais cedo.
  3. Informações: Na ratificação você pode mudar as informações que estão erradas, mas não o modelo da declaração. 

Saiba quais são os documentos que você precisa para declarar o imposto de renda.