Quais são os documentos contábeis mais importantes na gestão contábil? você saberia responder? Elencamos 6 dos mais importantes para te ajudar. Confira!

No que consiste os documentos contábeis?

Os documentos contábeis são a parte principal de toda a gestão contábil, e costumam ser usados de base para o registro de atividades importantes. Servem tanto como comprovação de movimentos financeiros como de lançamentos, que por sua vez, podem vir a ser auditados pelos órgãos regulatórios como Secretaria da Fazenda e a Receita Federal.
É preciso ter em mente que cada documento serve como comprovação da situação fiscal da sua empresa. Estes registros são realizados com base na data de emissão de cada documento.

Quais são os documentos contábeis?

Existem diversos documentos usados como base para os lançamentos contábeis. Os principais são, a saber:

  • extratos bancários contendo movimentações financeiras das contas da empresa;
  • notas fiscais de entrada, que se referem à compra de bens e à aquisição de serviços;
  • notas fiscais de saídas, referentes às vendas de produtos e à prestação de serviços;
  • extratos bancários contendo movimentações financeiras das contas da empresa;
  • duplicatas pagas;
  • guias e DARF’s dos impostos pagos;
  • comprovantes de despesas diversas, exemplo; pedágio, gasolina, anuidades de Conselhos;
  • taxas, contribuições pagas;
  • comprovantes das operações de crédito e débito realizados na conta bancária da empresa.

Nesses momentos, poder contar com uma empresa especializada na área de contabilidade é essencial para que você consiga manter atualizadas e quitadas as obrigações fiscais e tributárias que permitem o seu funcionamento.

Nosso Escritório possui como filosofia assessorar e auxiliar no cumprimento das obrigações legais e fiscais sempre da melhor forma possível. Prestar um atendimento com excelência e empatia, buscando em todos os momentos a qualidade e eficiência em nossos serviços.