Abrir uma empresa não é tarefa fácil, e precisa de planejamento e organização, para uma empresa familiar não é diferente. Ousamos dizer, que quando a empresa é formada por pessoas da família ela exige mais atenção e cuidado ainda, pois é preciso saber criar limites e manter a distância entre o lado pessoal e o profissional.
A profissionalização do negócio quando lidamos com uma empresa familiar é de extrema importância, pois é através dela que você conseguirá evitar conflitos internos, e garantir que o negócio funcione de forma sustentável e sem maiores problemas. Separamos algumas dicas para você que está pensando ou tem uma empresa familiar. Confira
Deixar as regras claras
Como falamos no começo deste artigo, definir limites e saber separar o lado pessoal do profissional é a primeira coisa que deve ser feita.
Ter um bom planejamento
Planejamento é a palavra chave para qualquer empresa. Saber onde quer chegar e como fazer para isso acontecer exige muito estudo e organização.
Controle financeiro
Nunca misturar as contas pessoais com as da empresa. Esta é a regra número um para que uma empresa familiar tenha o controle sobre as suas finanças e não tenha maiores problemas com o caixa do negócio.
Evite os privilégios
Mesmo sendo formada por familiares, dentro do ambiente corporativo não podem existir privilégios ou benefícios. Todos estão trabalhando pela mesma causa, e devem ser tratados de forma igual.
Ocupação adequada dos cargos
Saber quais são os conhecimentos específicos de cada um dentro da empresa é fundamental para saber alocar cada pessoa dentro de uma função que ela saiba executar.
Profissionalização do negócio
Saber que, mesmo formado por familiares e pessoas de confiança, o negócio precisa gerar renda, é um dos pontos principais.
Comentários